Leitores Online

30 de ago de 2009

O Homem Irracional


O homem está destruindo a natureza, poluindo tudo, destruindo sua própria vida, um suicida em potencial. Todas as praias e rios do Brasil estão contaminadas, com poucas exceções, só aquelas praias e rios que estão virgens, distante da ocupação urbana do homem. Onde o homem bota a mão provoca desequilíbrio na fauna e flora silvestre, é um amaldiçoado por Deus.
Temos como exemplo, a praia de Maria Farinha e de Itamaracá no litoral de Pernambuco que já foram umas das mais belas desta região quando eram intocáveis pela mão do homem, hoje, perderam sua beleza por causa dos loteamentos sem nenhuma estrutura e planejamento urbano.
Tinham tudo para serem praias turísticas mas, com o passar do tempo o Rio Timbó que tinha suas águas límpidas, e que, deságua no mar no litoral de Maria Farinha e próximo da praia de Itamaracá , foi sendo esse rio poluído em toda sua extensão pelas indústrias que jogam seus resíduos tóxicos e pelos dejetos sanitários da zona urbana, destruindo assim, os mananciais e todo os ecossistemas matando o rio, atualmente, o rio não passa de lama podre, cheio de lixo que exala um mal cheiro horrível e insuportável.
A praia de Maria Farinha que tinha uma orla marítima de areia fina, hoje só tem lama fétido que invade com o seu odor as ruas e as residências, por causa disso, está havendo uma desvalorização nos imóveis , doenças de pele, alergias e muitas outras doenças; está havendo também a evasão dos turistas daquela praia, que por sua vez, causa prejuízo ao Estado por não estar entrando divisas e os pouquíssimos pescadores que ali ainda existem estão passando necessidades e perdendo o seu ganha-pão.
Esta poluição já vem se arrastando há décadas e apesar das reportagens das emissoras de televisão denunciando esse crime ambiental, as autoridades só fizeram prometer que iriam sanar o problema e nada fizeram para limpar o Rio Timbó, a poluição está degradando a fauna e a flora, prejudicando as comunidades ribeirinhas do rio e do Pontal de Marinha Farinha.
Ernani Serra
Pensamento: Só os corruptos não lutam para defender o meio ambiente. Ernani Serra