Leitores Online

24 de set de 2009

Sua Majestade a Democracia


Nem todas as nações estão capacitadas para praticarem a Democracia, porque o seu exercício não depende da Constituiçãoe nem das Leis Ordinárias de um país, e sim, da metamorfose desenvolvida no campo político, social, cultural, econômico e financeiro, dando ao seu povo uma autoconsciência de liberdade, dos direitos, deveres e garantias individuais, enfim, é preciso que toda a nação tenha um padrão de vida elevado e uma refinada educação e instrução, para ter direito a um sistema democrático.
A Democracia não é uma sigla e nem é uma denominação política que se registra e nem tão pouco, uma imposição de regime político, e sim, uma conquista de altos valores humanitários exercidos no dia-a-dia por uma política social.
O povo pode conquistar a Democracia em qualquer tipo de regime político desde que, ele se organize socialmente e conquiste os seus direitos e deveres dentro da sociedade.
Democracia quer dizer governo do povo, regime político que se funde na soberania, na liberdade eleitoral, na divisão de poderes e no controle da autoridade.
Num país em que o povo é manipulado pelo poder político e este, pelo poder econômico em detrimento à ordem, ao progresso nacional e a liberdade social, este país não está vivendo num regime democrático e, logo se vê que foi tolhida a expressão de soberania popular.
Num país em que o povo só é majestade nas prévias eleitorais e depois relegado a um plano marginal por uma classe política que só sabe comprar a consciência dos seus eleitores com publicidades tão caras que contribuem para inflacionar a nação e também, com discursos eloqüentes, sem falar nos escândalos políticos, administrativos e jurídicos contra o povo e o nome do país, logo se vê, que esse povo não tem liberdade eleitoral.
Um país que é pressionado de cima para baixo não pode ser considerado democrático porque a democracia vem de baixo para cima, com um alicerce bem estruturado, só assim, se pode dividir os poderes de acordo com as suas necessidades e, as autoridades terão o controle do país emanados pela vontade popular.

Por: Ernani Serra

Pensamento: Se existe inferno no outro mundo só tem duas classes que estão condenadas: o poder econômico e o poder político.

Ernani Serra