Leitores Online

26 de mai de 2010

A Marçonaria


A maçonaria já foi uma sociedade secreta, atuante, não entravam membros femininos e era ultra fechada.

Os nobres da maçonaria inglesa e francesa se reuniram, há duas e meia décadas passadas, para determinar o fechamento dessa Ordem Maçônica.

Com essa ordem, muitas Lojas Maçônicas fecharam suas portas, outras permaneceram abertas mas, hoje sua finalidade é outra. Ela recebe membros femininos, atua somente como Ordem Esotérica e beneficente no campo social.

Com o fechamento de algumas Lojas os membros foram sendo aproveitados por órgãos estatais e privados para dar-lhes um emprego e aproveitando para continuar a ser maçons fora das Lojas.

A Maçonaria, há alguns séculos passados, esteve na Europa quase em extinção e foi salva pela A.M.O.R.C. e como agradecimento a maçonaria honrou com o grau 18 aos Rosacruzes.

Daquela época para cá, as maçonarias cresceram no mundo inteiro, mas, há meio século atrás, começaram a minar as Lojas Maçônicas com irmãos não qualificados. Isto aconteceu, através de um processo político e de poder econômico, pressionando os Grãos Mestres que cediam ao apadrinhamento e a assembléia votava em favor do novo Neófito, e com isso, começou a destruição da Maçonaria.

A maioria dos homens gostaria de entrar na Maçonaria para obter os privilégios sócio-econômicos através da chave mágica dos sinais secretos e conhecer os mistérios da Ordem Maçônica.

A Maçonaria, em todas as épocas, tinha um ideal político e revolucionário estratégico oculto, mas com o passar dos tempos, a sociedade formou tantos maçons que a Maçonaria em si, perdeu sua finalidade nas Lojas e passou a ser exercida no império político das democracias capitalistas.

O lema maçônico era: JUSTIÇA, IGUALDADE e FRATERNIDADE, com o aumento dos irmãos maçons as Lojas não puderam cumprir com o seu ideal, tornando-se apenas sociedades que vivem das contribuições de seus afiliados e somente alguns privilegiados são beneficiados fora das Lojas.

As Lojas Maçônicas se projetaram para os interesses da sociedade civil e se tornou uma Grande Loja fora das lojas. As lojas apenas se tornaram um quartel de admissão e formação de maçons a serviço da Grande Loja do império capitalista.

É por isso, que existe um interesse de acabar com a Maçonaria Ritualística porque eles já fizeram seu império maçônico fora da Maçonaria e vão continuar se expandindo independentemente da Ordem Maçônica Mundial.





Por:Ernani Serra
Pensamento: Na adversidade é que se prova a amizade.
Provérbio Popular