Leitores Online

21 de nov de 2010

Comunidade Indígena em perigo


Os índios vivem em comunidades bem estruturadas iguais as sociedades das formigas e abelhas em seu estado natural e primitivo como a própria natureza os ensinou.

Depois que o homem branco conquistou essas tribos, enganando-os com bugigangas, vem no decorrer do tempo quebrando esse elo natural e impondo seus maus costumes aos índios como fizeram na época da colonização do Brasil se fazendo de amigos, impondo a religião católica nos costumes indígenas e, quando estavam todos os índios reunidos ouvindo a palavra de Deus pelos jesuítas; vinham um pelotão de soldados do império português e fuzilavam essas criaturas indefesas. Foi dessa maneira covarde que Portugal conseguiu exterminar várias tribos do litoral tomando suas terras.

As que restaram hoje foram as tribos do interior e que, nas últimas décadas foram conquistando as tribos da mesma maneira do tempo do império com quinquilharias e enganando a boa fé desses aborígines.

Hoje, eles estão sendo aculturados e perdendo sua cultura original, os índios já não são os mesmos, não tem liberdade, vivem presos em suas tribos, usam roupas de branco que lhes dão como esmola, algumas tribos que tinham riquezas no solo e subsolo foram persuadidas pelos homens brancos a aceitarem algum dinheiro para deixarem os brancos explorarem suas terras ricas.

Algumas tribos já foram submetidas à desintegração social com a construção de pequenas casas de alvenarias e utensílios domésticos de civilização de brancos. A política é destruir a comunidade tribal e subdividi-la em residências individuais criando no espírito do índio o individualismo, o egoísmo, a pobreza e, (quebrando o elo de um por todos e todos por um), onde todos viviam juntos e caçavam e pescavam para toda tribo, agora é cada um por si, isso vai enfraquecer o elo tribal. Os homens brancos estão fazendo o que fizeram no passado com os índios, só que, de maneira mais sutil, matando-os de fome, doenças e no futuro não haverá mais tribos e as terras indígenas serão dos homens brancos e os índios que restarem não terão nada, e serão mendigos soltos pela sociedade branca.






Por: Ernani Serra
Pensamento: Quem com o ferro fere, com ferro será ferido.
Adágio Popular