Leitores Online

22 de fev de 2011

Café Brasileiro


Como diz o caboclo do campo: Eta cafezinho ruim.

Nós brasileiros nunca tomamos um café de primeira qualidade, o que vai para o nosso mercado, são os grãos de terceira qualidade, os bichados, com manchas... Ainda por cima, os produtores e as fábricas de moagens acrescentam galhos, misturas de outros produtos e impurezas para aumentar o faturamento em cima do consumidor.

Enquanto isso, no mercado internacional o café do Brasil é considerado um dos melhores em qualidade e sabor do mundo. Só que, quem saboreia esse tipo de café no Brasil são os produtores que devem tirar para o seu próprio consumo algumas sacas desse produto, será que esses produtores de café são brasileiros ou estrangeiros? Dominando o mercado nacional só tem agora famílias estrangeiras, os brasileiros são lacaios desses imigrantes e multinacionais.

Os brasileiros vão ao mercado e encontram nas embalagens de café vários tipos: café fraco, forte, encorpado... E ainda as linhas: sabor de verão, solúvel, intenso, cappuccinos... E ainda por cima dessa fraude aparece nas embalagens o selo de pureza, quando toda sociedade e autoridades sabem das impurezas dessa bebida nacional. O sabor do nosso café é péssimo do mais caro ao mais barato é um sabor só, ruim.

O Ministério da Agricultura está exigindo por lei que o nosso café do dia a dia, vai ser o de exportação, e que vai haver fiscalização. Como toda lei do Brasil, só funciona por alguns meses depois tudo volta ao que era. Quanto à fiscalização do produto no Brasil também está sujeito à corrupção, os fiscais são subornados com propinas para dar licença de fabricação de qualidade, onde não há qualidade. E tudo volta como antes na casa de Abrantes, sem lei, com fraudes e enganação ao consumidor que paga caro por um café ruim com selo de pureza, isso é hilariante.

Será que as multinacionais que exploram esse tipo de mercadoria no mercado nacional, vão mesmo venderem o café de exportação a preços populares, para os nativos brasileiros? Sou eu e São Tomé, só acredito vendo.










Por: Ernani Serra
Pensamento: Quem tem a necessidade neurótica de ser perfeito, nunca terá contato com sua realidade, nunca terá acesso as suas falhas. Permanecerá intocável. Levará para o túmulo seus defeitos.
Augusto Cury