Leitores Online

1 de mar de 2011

Corrupção no Saneamento Básico


O Brasil inteiro está sem saneamento, às cidades estão com serviços primitivos como: fossas, escoamento tubular para praias, rios e canais.

Como todas as grandes construções que tem investimentos milionários no Brasil, estão sujeitos a super faturamentos (furtos) como sempre fazem as empresas privadas contratadas pelos Estados. Esse superfaturamento tem o aval dos grupos políticos de cada Estado ou Município.

Na década de 1980, na cidade de Vitória de Santo Antão, município do Estado de Pernambuco, uma empresa privado foi fazer o saneamento básico daquele Município, mas houve tanta corrupção, desvio de verbas e quebra de contrato...

O planejamento da obra era construir no local uma máquina (usina de tratamento) de captação e processamento dos dejetos para depois ser lançado em forma de água limpa no Rio Tapacurá.

Infelizmente, não cumpriram com o contrato e só fizeram as tubulações na cidade e periferia, (com despejos in natura desses excrementos humanos), com ligação a um canal que passa pelo centro da cidade e vai desaguar no Rio Tapacurá.

O saneamento dos Estados e Municípios é muito importante para a saúde da população e higiene do meio ambiente.

O resto do dinheiro ninguém sabe e ninguém viu volatizou-se no tempo e no espaço.

Esta semana a televisão denunciou uma cidade que recebeu 1,2 milhões para saneamento e o Prefeito passou a mão no dinheiro e os dejetos continuaram a escorrer a céu aberto e ninguém toma providências contra esses corruptos políticos que são verdadeiros batedores de carteiras do dinheiro público.

Do jeito que vai não tem dinheiro que chegue aos cofres do Brasil, depois acusam os aposentados, o Salário Mínimo... Desse déficit orçamentário do governo.









Por: Ernani Serra
Pensamento: Quem triunfa sem risco, sobe ao pódio sem glória.
Augusto Cury
(Do livro: O Código da Inteligência)