Leitores Online

24 de mar de 2011

Inss Via Crucis


Que DEUS tenha misericórdia das pessoas que precisam do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Os segurados chegam de madrugada nos Postos do INSS e fazem uma fila quilométrica, e quando abre as portas desse posto um funcionário distribui senhas que nem sempre dá para todas as pessoas, começa aí, a via crucis, um verdadeiro massacre na espera de atendimento dentro do posto e no final, depois de horas de espera que nem sempre é favorável, verdadeira maratona de idas e vindas em longo prazo para resolverem os problemas.

As aposentadorias levavam anos para serem concedidas, mas há alguns anos tomaram vergonha e estavam dando as aposentadorias em poucas horas, bastava que os segurados trouxessem os documentos exigidos. Nunca mais falaram nessas aposentadorias rápidas, será que continuam assim, tão rápidas? Isso mostra o entrave burocrático que estavam impondo aos segurados.

Os chefes e funcionários do Posto do INSS se defendem acusando os serviços terceirizados de informática de estarem operando com excesso de carga que os tornam lentos e às vezes fora do ar e também, acusam o sistema geral ou central por estar super carregado de informações (armazenados em sua memória) que já se tornou arcaico e deixam muito a desejar para o trabalho atual.

A burocracia é responsável pela corrupção e desvio de verbas dos cofres públicos.

Existem dois tipos de burocracia:

A COMPLEXA com excesso de formalidades.

A SIMPLES que é objetiva e racional.

A burocracia complexa é que é usada nas repartições públicas e bloqueia todo sistema, dá uma impressão de segurança, mas na prática é muito propenso ao crime organizado e secreto dos corruptos, enquanto que, a burocracia simples não precisa de tanta papelada, nem de tantos ícones e sites para um só serviço no trabalho de informática, tornando o serviço mais rápido e simples e se houver fraude é logo detectado.

É preciso mudar os funcionários com a substituição dos antigos pelos jovens contratados. Os jovens produzem mais no serviço, enquanto os antigos estão cheios de vícios, fazem lanches em hora de serviço, se afastam muito dos computadores, não produzem como deveria produzir. O atendimento no INSS ainda é péssimo.











Por: Ernani Serra
Pensamento: Um dos privilégios da velhice é ter, fora a própria idade, todas as idades.
Victor Hugo