Leitores Online

27 de mar de 2011

Pré-Sal - Sinônimo de Poluição


Com a descoberta da camada do pré-sal que se refere ao conjunto de reservatórios petrolíferos mais antigos aos que poderiam ser encontrados acima da camada de sal, principalmente halita e anidrita. A área que tem recebido destaque é o trecho que se estende do Norte da Bacia de Campos ao Sul da Bacia de Santos desde o Alto Vitória até o Alto de Florianópolis no Brasil. A espessura da camada de sal varia entre 200 a 2.000 metros, este sal foi depositado durante o processo de abertura do Oceano Atlântico, após a quebra do Gonduana (Antigo Supercontinente formado pelas Américas e África afastadas a cerca de 120 milhões de anos). Saber mais, consulte o site WIKIPÉDIA sobre o pré-sal.

Com a descoberta dessa jazida petrolífera no Brasil acabou com a esperança de um mundo com combustíveis limpos. Essa jazida não é de exclusividade do Brasil, pois, já foram identificadas outras no litoral atlântico da África, no Japão, no Mar Cáspio e no Golfo do México.

Esse aconchego norte-americano com o Brasil tem muito a haver com essas novas riquezas na costa marítima do Brasil.

Mesmo com esses combustíveis sujos o governo precisa combater a poluição do ar com a repressão aos veículos velhos que expelem em grandes quantidades o monóxido de carbono. Tem que haver um limite de aceitação no grau de poluição e conservação dos veículos. O veículo que não estiver dentro dos parâmetros exigidos deve ser retirado de circulação e aproveitado nas siderúrgicas de sucatas para reciclagem. Os donos que quisessem trafegar com seus veículos velhos teriam que reformar, deixando dentro dos padrões exigidos pelo DETRAN.

Está havendo muitos desastres por causa desses veículos velhos sem a mínima condição de tráfego e que causam também congestionamentos.

As indústrias automobilísticas deveriam parar de fabricar ônibus, tratores e caminhões movidos a óleo diesel que é responsável pela poluição do ar, e investir em combustíveis limpos como: gás, álcool, baterias etc. com isso, íamos diminuindo a nossa dependência interna com o petróleo, despoluindo o ecossistema da Terra e também, aumentando o excedente de petróleo e seus derivados no mercado interno para reverter em exportação, com entrada de divisas para os cofres do país.

Todas as indústrias do Brasil deveriam usar filtros antipoluentes nas chaminés e também, a filtragem dos resíduos químicos que despejam nos rios em forma de água limpa. Os governantes por sua vez, deveriam despoluir os rios, lagos e mares através de saneamento básico, com uma filtragem nos dejetos, deixando em forma de água sem impurezas.













Por: Ernani Serra
Pensamento: Desenvolver uma motivação altruística a cada manhã; permanecer atento às nossas ações durante o dia; transformar todos os eventos em oportunidades para crescer.
(Livro: Coração Aberto, Mente Limpa)