Leitores Online

28 de mar de 2011

Tratado Internacional de Câmbio


Deveria haver um tratado de cooperação mútua entre os bancos internacionais e os países, acabando com o sigilo monetário dessas vultosas contas, para que houvesse um intercâmbio de informações sobre grandes valores depositados em nome de pessoa física, evitando assim, lavagem pelo tráfego e desvio de dinheiro roubado dos cofres públicos ou privado, pelos contrabandistas e fraudadores. Os doleiros são intermediários que fazem o intercâmbio e depósitos em nome de seus clientes em outros países e recebem comissões por esse serviço.

O governo de cada país deveria solicitar aos países que bancam essas fabulosas somas os nomes e valores depositados de pessoas sob suspeitas. Proibir todos os bancos estrangeiros e nacionais de fazerem transferências de valores em moeda estrangeira só com o aval da autoridade federal de cada país emissor.

Quem tiver depósitos nos bancos internacionais, têm que ser notificados no Ministério da Fazenda para que sejam cobrados os devidos impostos pela moeda legal ou desviada ilegalmente através de lavagem pelos contrabandistas...

Essas informações deveriam ser mais elaboradas e constar nas Reformas Tributárias. Dessa maneira, os países, fiscalizavam as entradas e saídas de capital estrangeiro.

Os bancos que descumprissem a lei internacional deveriam sofrer sanções estipuladas por Leis. Se os países que guardam esses valores não quisessem colaborar com a relação de nomes e valores depositados, caberia aos solicitantes a fazer uma investigação nas contabilidades bancárias e nas agências de câmbios.

Os países devem fazer um acordo em que, todo capital que for enviado para o exterior deve ser comunicado o nome, o depósito, a origem e o destino. Só assim, se evitam as sangrias monetárias que saem dos países de maneira clandestina sem que os governos tomem conhecimento, perdendo suas reservas e afundando na pobreza.










Por: Ernani Serra
Pensamento: O único envelhecimento temível começa com o medo de envelhecer.
Gilbert Cesbron