Leitores Online

3 de abr de 2011

Ano Geofísico Internacional (AGI)


O Ano Internacional da Geofísica foi proclamado pela Assembléia Geral da ONU, como sendo o de 1957. Seu objetivo era congregar os esforços dos países que aderiram à campanha no sentido de proporcionar uma maior e melhor compreensão dos fenômenos relacionados à Terra.

1957 foi o primeiro dos Anos Internacionais proclamados pela ONU, e a Geofísica seu primeiro alvo de esforço internacional concentrado, neste período.

O esforço reuniu cerca de 60 mil pesquisadores, de um universo de 66 países.

Além do meio científico, visava à conscientização da sociedade civil e organismos estatais para o estudo da estrutura, composição, propriedades físicas e processos dinâmicos do Planeta.

Como repercussão, em 2007 a ONU veio a instituir o Ano Internacional da Heliofísica, relembrando o cinqüentenário dessa data e estendendo o esforço internacional para o estudo da interação dos astros do Sistema Solar.

60 mil cientistas de 66 nações diferentes se organizaram para mobilizar o maior número de pessoas em torno das questões científicas sobre a Terra. Assim, o Ano Internacional da Geofísica, em 1957, tinha como objetivo sensibilizar a sociedade civil e organizações governamentais sobre o estudo da estrutura, da composição, das propriedades físicas e dos processos dinâmicos da Terra. (Texto do site do WIKIPÉDIA).

Comentário: O Ano Internacional da Geofísica, em 1957, em seus estudos científicos, astronômicos e geofísicos chegaram as seguintes conclusões:

Que a Terra tinha a forma de uma pêra e apresentou até foto. Continuamos com o formato da Terra tradicional em forma de bola. Agora os cientistas dizem que a Terra tem a forma bastante achatada nos pólos e se torna disforme. Veja figura da Terra e seus movimentos como ilustração acima da crônica.

Os cientistas também disseram que um dia os lugares frios se tornariam quentes e vice-versa.

Tanta tecnologia aeroespacial e ainda não sabemos a forma exata da Terra. Dizem que o homem já foi a Lua. Já mandou satélites a outros planetas do nosso sistema solar e não conseguiu ainda tirar uma foto exata do formato de nosso planeta. Deixa muito a duvidar dessas viagens interplanetárias não tripuladas. São verdadeiras ou tem caô nessas histórias.











Por: Ernani Serra
Pensamento: Sonhe, ouse sonhar, cultive sempre a arte de sonhar.
(2012 – A ERA DE OURO)