Leitores Online

28 de abr de 2011

Efeito Estufa


O efeito estufa é um fenômeno que permite a existência de vida na Terra. Veja como ele funciona e como as ações humanas o afetam:

1 - O sol emite sua energia pelo espaço na forma de luz visível, radiação ultravioleta e infravermelha.

2 - Quando os raios do Sol chegam a Terra, cerca de 30% da energia luminosa volta para o espaço, refletida por poeira e nuvens na atmosfera e por refletores naturais na superfície como: áreas cobertas de neve e gelo e os oceanos.

3- O ar, terras e águas absorvem 70% da radiação solar.

4- Aquecida, a superfície emite calor na forma de radiação infravermelha.

5- Um pouco da radiação térmica da Terra vai para o espaço, mas a maior parte é retida na atmosfera, absorvida por vapor d’água, dióxido de carbono, metano e outros gases do efeito estufa.

6- Se o calor não fosse retido pelo efeito estufa, o planeta congelaria a uma temperatura média de 18ºC negativos.

7- A temperatura do planeta varia de maneira natural por causa dos ciclos solares e geológicos. Mas de acordo com o relatório do IPCC, as atividades humanas afetaram o ritmo normal do ciclo e o equilíbrio natural de produção e absorção de gases.

8- Hoje, milhões de toneladas de carbono que a natureza tirou de circulação, armazenado como petróleo no subsolo ou biomassa nas matas, são jogados pela ação humana na atmosfera em poucas horas, na forma de CO². Ao aumentar a concentração desse e de outros gases, o homem amplia o efeito estufa, o que provoca o aquecimento do planeta.

A temperatura média da Terra vem subindo como resultado da ação do homem, que está reforçando o efeito estufa. Se o aquecimento global não for contido num futuro próximo, as conseqüências poderão ser dramáticas para as gerações futuras.

Por milhões de anos, o gás carbônico (CO²) produzido naturalmente pela respiração de plantas e animais, foi um fator de equilíbrio da temperatura da Terra, pois o efeito estufa é um fenômeno natural sem o qual o planeta estaria congelado. Fonte: Almanaque Abril – 2008.











Por: Ernani Serra
Pensamento: Pare de tentar se equilibrar emocionalmente, quem tenta se equilibrar estará sempre na corda bamba.
(2012 – A ERA DE OURO)