Leitores Online

23 de abr de 2011

Lixo, Luxo e Riqueza


O lixo é uma riqueza que está sendo desperdiçado por falta de visão das autoridades dos Municípios, Estados e Governo Federal que acham que vai jogar dinheiro no lixo, mas é o contrário, o lixo é uma captação de riqueza quando bem aproveitado.

Os aterros sanitários deveriam ser construídos da seguinte forma:

1- fazer terraplenagem de uma grande área escolhida.

2- faz-se uma camada de solo compactada que dá firmeza ao aterro.

3- aplica uma camada de polietileno de alta densidade que envolve o aterro por baixo, pelos lados e, quando ele está cheio, por cima, é uma camada plástica que impede o contato entre os detritos e o subsolo.

4- por cima dessa camada de polietileno aplica uma camada de saibro ou areia.

5- em cima dessa camada de areia, colocam-se os dutos de captação de chorume.

6- cobrem-se os dutos, em toda área do aterro, com tela de tecido com betume, semipermeável e na base, as camadas de geotêxtil brita e areia permite a drenagem do chorume.

7- nessa camada de geotêxtil se instala os dutos para captação do gás metano.

Antes dessa instalação tem que haver análise do solo e monitoramento do lençol freático.

Procedimentos:

a- O lixo é depositado em camadas no aterro sanitário.

b- Os gases produzidos pela decomposição do lixo são captados e levados por dutos a uma usina geradora de energia.

c- Na usina, os gases entram em combustão e movem geradores, que produzem energia elétrica. Não há emissão de metano e há pouca de gás carbônico.

d- O chorume (líquido que escorre do lixo) vai para tratamento. Separada a água, os resíduos sólidos voltam para o aterro sanitário.

A decomposição do lixo produz metano (CH4), gás carbônico (CO2) e outros gases poluentes que reforçam o aquecimento global. Adequado aos padrões acima de mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), o aterro sanitário reduz a poluição, produz energia e pode ser uma fonte de receita através de créditos de carbono. O crédito pode ser utilizado pelos países desenvolvidos para ajudar no cumprimento das metas de redução de emissão de gases de efeito estufa.

Que trás os seguintes benefícios:

Econômicos, atraindo investimentos no crédito de carbono, é uma opção de produção de energia e cria empregos.

Ambientais, colabora na redução das emissões de gases, elimina odores desagradáveis e é fonte de energia renovável. (O texto foi extraído da seguinte fonte: do Título, Almanaque Abril – 2008).

Isso é um croqui de uma instalação de aterro sanitário industrializado e antipoluente que deveria existir em todos os países do mundo enquanto não houvesse outros recursos melhores do que este atual.












Por: Ernani Serra
Pensamento: As divinas e inspiradas palavras de Deus, dadas aos humanos por meio dos humanos.
(2012 – A ERA DE OURO)