Leitores Online

22 de abr de 2011

Planeta Agonizante


O planeta está cada vez menos vivo, em menos de 40 anos o mundo perdeu 30% de sua biodiversidade original. Nas regiões tropicais a queda foi de 60% da fauna e flora original perdida.

Houve queda de 70% nas populações que vivem em biodiversidade já registrada na história mundial.

A fauna e flora estão diminuindo de maneira acelerado no planeta e principalmente nas regiões tropicais.

Todos os rios do Recife-PE estão mortos, inclusive os dois maiores que são: Capibaribe e Beberibe. E todos esses rios são responsáveis pelas enchentes nas cidades por estarem com os seus leitos completamente sujos e rasos, precisando com urgência de limpeza, aprofundamento e em alguns trechos de alargamento das margens. A poluição nesses rios é grande.

As árvores são importantes para o planeta continuar vivo.

Em fase de crescimento, as árvores são verdadeiros aspiradores de CO2 da atmosfera. As árvores retiram do ar o CO2 e devolvem oxigênio para a atmosfera. Uma única árvore tem o potencial de sugar da atmosfera 180 quilos de CO2 por hectare.

Cultivar as florestas também evita aumento do efeito estufa. As florestas seqüestram o gás carbônico do ar num processo natural. Já o desmatamento, principalmente o causado por queimada, devolve todo o carbono (CO2) usado pelas árvores de volta para a atmosfera. Dessa forma, o plantio de árvores é uma das maiores prioridades para a diminuição de poluentes na atmosfera evitando o aquecimento global.

O seqüestro geológico de carbono, que é uma forma de devolver o carbono para o subsolo é um processo de engenharia geológica moderna procurando limpar o ar e dar mais sustentabilidade de vida.

Os gases de exaustão produzidos pelas indústrias são separados por filtros que fazem à coleta do CO2 que são comprimidos e transportados por dutos e injetados em:

1- Em campos petrolíferos maduros; de petróleo já explorado;

2- Aqüíferos salinos com água salobra não aproveitável;

3- Pode também injetar nas camadas profundas de minas de carvão; esse processo pode ser lucrativo porque o carvão retém o CO2 e libera gás natural que pode ser exportado e utilizado comercialmente;

De inúmeras outras fontes de despoluir a Terra, essas são as que têm prioridades urgentes.











Por: Ernani Serra
Pensamento: Pensamento reto é uma boa coisa, mas o pensamento solitário pouco vale, precisará sempre ser traduzido em ação.
Blavatsky