Leitores Online

9 de mai de 2011

Merenda Escolar no Brasil


No dia 08/05/2011, o Fantástico da rede televisada da Globo fez as seguintes denúncias:

Em um mês de investigação jornalística, o Fantástico encontrou nos educandários do Brasil, comida estragada, vencida, armazenada de qualquer jeito. Enquanto no mural da escola estava escrito: “Uma boa alimentação: coma frutas, verduras e legumes” tudo certo na teoria, mas na prática... Um homem traz os alimentos da merenda (carne moída) sem refrigeração na carroceria de um caminhão, exposta ao sol, poeira e todo tipo de intempéries e nas embalagens não há nome do fabricante nem data de validade. A merenda é para escola estadual de Novo Gama, em Goiás. Na cozinha foram encontrados três gatos.

As estudantes adolescentes que foram entrevistadas disseram:

“Não temos nada para comer”.



O MEC determina o que deve ter no prato dos estudantes. A merenda precisa suprir no mínimo 20% das necessidades nutricionais diárias e ter pelo menos três porções de frutas e hortaliças por semana. Doces e alimentos enlatados, semiprontos e embutidos podem ser oferecidos, mas com moderação. Exemplo de embutidos são as salsichas. Todo esse cardápio só na ficção utópica do MEC e não passa do papel.

Em Águas Lindas em Goiás os alunos apelidaram o colégio de Carandiru, referência ao Presídio de São Paulo que foi feito a implosão para remover da área.

Foi constatado que dinheiro tem, mas os corruptos desviam essas verbas para o seu próprio proveito.

Para maiores esclarecimentos, os leitores devem clicar na fonte logo abaixo para ter acesso aos vídeos e reportagens com mais detalhes.










Por: Ernani Serra
Pensamento: Deus não está lá fora, olhando ou julgando, está presente aí dentro de você. Em cada célula do seu corpo.
(2012 – A ERA DE OURO)