Leitores Online

5 de jun de 2011

Artrite Reumatóide (Ar)


A artrite é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e a destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem. Afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade.

Com a progressão da doença, os pacientes desenvolvem incapacidade para realização de suas atividades tanto na vida diária como profissional, com impacto econômico significativo para o paciente e para a sociedade.

A maioria das pessoas que tem reumatóide chega ao consultório do médico queixando-se de dor nos dedos das mãos, punhos, cotovelos, ombros e joelhos, porém outras juntas também podem estar doloridas como as articulações dos pés.


A inflamação provoca um aumento da produção de líquido dentro da junta. Este líquido, que se chama líquido sinoval, pode ser acumulado em grandes quantidades provocando dificuldade de movimento e aumentando a dor. Em muitos casos o médico tem que retirar o líquido através de uma punção para promover o alívio e devolver o movimento da junta ao paciente. Este procedimento é realizado principalmente no joelho. Às vezes o médico envia esse líquido para análise laboratorial.

Por ser uma infecção bacteriana, sua identificação correta e tratamento em tempo hábil, permitirão uma terapêutica antimicrobiana adequada e a cura definitiva do paciente.

Os Staphylococcus aureus e a Nisseria gonorrhoeae são as bactérias responsáveis pela grande maioria das artrites piogênicas, são agentes etiológicos encontrados universalmente, e a última acomete comumente uma faixa etária intermediária, a do adulto jovem.

Os estafilococos estão presentes nas artrites infecciosas de todas as idades, sendo as bactérias mais freqüentemente isoladas em crianças e idosos.

A artrite piogênica deve ser considerada como urgência médica, talvez uma das poucas na reumatologia.

Como essa doença é provocada por bactérias a única cura é com a PENICILINA.

AMPICILINA 500mg em comprimidos

BENZETACIL injetável.

A ampicilina 500mg deve ser administrada de oito em oito horas, ou seja, três comprimidos ao dia, durante 40 dias num total de 120 comprimidos. Esse tratamento já é suficiente para acabar com a artrite, caso ainda permaneçam alguns sintomas devem tomar mais três caixas de ampicilina e sempre que aparecer qualquer dor nas articulações voltar a tomar mais duas caixas, até não sentir mais nenhuma dor nas articulações. Nenhum outro antibiótico cura a artrite só o antibiótico que contém a penicilina.

Quanto a Benzetacil injetável deve fazer um tratamento por um ano, mas é perigoso por dar reação fatal em pacientes alérgicos. Só com acompanhamento médico. Copilado dos sites na internet.










Por: Ernani Serra
Pensamento: A amizade é um contínuo dar e receber para uma realização plena.
Elaine Moreno Ibanez