Leitores Online

13 de ago de 2011

Xamã


O que é xamanismo?

A palavra tem origem siberiana e não americana e é usada hoje como uma forma única para descrever as práticas no mundo todo (universais) é um legado do Mundo Espiritual para a Humanidade.

Xamã na língua siberiana quer dizer: “Aquele que enxerga no escuro”. É um termo de origem tunguska (povo nativo da Sibéria). Os tungues meridionais identificam no xamã os portadores de função religiosa, que podem “voar” para outros mundos, entrar em um estado estático e ter acesso e contato com seus aliados (animais, vegetais, minerais), ser de outras dimensões e os espíritos ancestrais.

Xamã é o sacerdote ou sacerdotisa que entra em transe durante rituais xamânicos, manifestando poderes sobrenaturais e invocando espíritos da natureza, chamando-os a si e incorporando-os em si.

Diz-se ser o xamã uma espécie de sacerdote, médico, curandeiro, conselheiro e adivinho.

É um líder espiritual com funções e poderes de natureza ritualística, mágica e religiosa que tem a capacidade de, por meio de êxtase, manter contato com o universo sobrenatural e com as forças da natureza.

Segundo Eliade, desde o início do Século XX os etnólogos se habituaram autilizar os termos xamã, medicine-man, feiticeiro e mago para designar certos indivíduos dotados de prestígio mágico-religioso.

O xamã, não se autoproclama. Ele é chamado para suas tarefas espirituais, passa por treinamentos e então é reconhecido pelas pessoas de sua comunidade.

Nos primórdios da humanidade, os seres humanos, sentiam-se frágeis perante as forças da natureza, para suprir essas carências, surge o xamã como um “organizador do caos” para despertar a consciência.

A palavra xamã tem sua raiz na Sibéria, vinda da palavra “saman”, aparentado com o termo sânscrito “sramana” que significa: inspirado pelos espíritos.

 












Por: Ernani Serra
Pensamento: Se tiver que casar, case com uma mulher baixa. Dos males o menor.
Pensamento debochado do povo
Fonte: Sites na Internet.