Leitores Online

11 de set de 2011

Campos de Concentração


Campo de concentração – é um centro de confinamento militar, instalado em área de terreno livre e cercada por telas de arame farpado ou algum outro tipo de barreira, cujo perímetro é permanentemente vigiado.

Os campos de concentração são utilizados para a detenção de civis ou militares, geralmente em tempos de guerra. São quase sempre instalações provisórias, com capacidade para abrigar grandes quantidades de pessoas normalmente prisioneiros de guerra, que podem servir como moeda de troca.

Bem como submeter-se à fiscalização de organizações internacionais de defesa de direitos humanos. Historicamente há registros de exploração de mão de obra em regime de escravidão, extermínio de presos, e torturas, por motivos ideológicos, políticos ou militares.

O tratamento dado aos prisioneiros de guerra, tanto civis quanto militares nos campos de concentração em tempo de guerra é regulado pela Terceira e Quarta Convenções de Genebra, de 12 de agosto de 1949. Fonte: Wikipédia.

Comentário: Quando se fala em campos de concentração as pessoas associam aos campos de extermínio da Alemanha.

Vamos ver os países que tiveram os campos de concentração:

ALEMANHA - primeiro genocídio do século XX em 1904 a 1907, contra os namaquas e hererós, no Sudoeste Africano, atual Namíbia. Depois vieram os genocídios dos judeus na Segunda Guerra Mundial a partir de 1940, pelo ditador Adolf Hitler, na Alemanha. Perseguição aos diferentes grupos étnicos: judeus, ciganos e polacos. Políticos: anarquistas e comunistas. Homossexuais e minorias religiosas como: Testemunhas de Jeová; foi objeto de tratamento desumano e de extermínio.

ARGENTINA - foi às instalações secretas denominadas de Centros Clandestinos de Detenção (CCD) pelos militares entre 24 de março de 1976 e a 10 de dezembro de 1983.

BRASIL – foi criado em 1915 e 1932, o campo Currais do Governo no Estado do Ceará para confinar retirantes nordestinos que fugiam das secas. Em 1942 na Segunda Guerra o Brasil construiu doze campos de concentração para confinar alemães, italianos e japoneses suspeitos de atividades nazistas.

ESPANHA – funcionaram vários campos de concentração pelo Serviço de Colônias Penitenciárias Militarizadas que abrigaram meio milhão de prisioneiros entre 1936 e 1942.

ESTADOS UNIDOS – Durante a Segunda Guerra Mundial, campos de concentração alojaram cerca de 120.000 pessoas, a maioria delas japonesas, embora de cidadania estadunidense. As pessoas eram retiradas a força de suas casas, quase sempre na costa oeste, e enviadas para instalações de segurança máxima. Quem tentava fugir eram abatidos. Hoje, os EUA têm um campo de concentração em Guantánamo em Cuba para aprisionar, torturar e exterminar terroristas.

Temos outros países com campos de concentração como: Portugal, Reino Unido, Chile...

O homem ainda é o maior predador e é o animal mais feroz da Terra. É um leão em pele de ovelha. Por que há tantos crimes no Brasil? Porque as leis são brandas e favorecem a impunidade e aos bandidos. Se o Brasil tivesse leis fortes haveria mais paz dentro da sociedade.

Na guerra não tem bom, todos agem da mesma maneira, sejam eles comunistas, nazistas, democratas, israelitas, ditadores... Cometem crimes bárbaros, são torturadores, são exterminadores e ferem as Convenções de Genebra.












Por: Ernani Serra
Pensamento: Não se podem jogar pedras no telhado do vizinho quando temos telhados de vidro.
Adágio Popular