Leitores Online

22 de set de 2011

Igualdade e Liberdade


IGUALDADE – A igualdade formal consiste no aforismo “todos são iguais perante a lei”, submete todas as pessoas ao império da lei e do direito, sem discriminação de credos, raças, ideologias e características socioeconômicas. Juridicamente, a igualdade é uma norma que impõe tratar todos da mesma maneira.

LIBERDADE – Em ética a liberdade costuma ser considerado um pressuposto para a responsabilidade do agente, para o desenvolvimento de seu ambiente, de suas estruturas para conseguir, no final, satisfação para o meio. Fonte: Wikipédia

Comentário Sobre Conceitos:

Igualdade é uma forma evoluída de uma civilização, que desperta na mente humana, através de uma educação e instrução os princípios éticos com respeito à integridade física e emocional de cada cidadão, para isso, é preciso que a sociedade esteja muito evoluída e civilizada para compreender que todos são humanos e merecem ser tratados com respeito e igualdade.

Liberdade é o estado de espírito de se sentir livre de todas as amarras do psíquico emocional, mas, para isso, é preciso que se despoje do egocentrismo e procure viver no altruísmo. A liberdade consiste na conscientização do consciente para liberar os anseios do inconsciente.

Comentário Racional:

Ninguém é submetido a uma igualdade social, pois esse conceito de igualdade consiste na maneira de tratar as pessoas com respeito mútuo, apesar de leis querendo impor uma igualdade, seja ela: racial, econômica e financeira, de classe... Na sociedade haverá sempre altos e baixos, a igualdade é uma utopia, nem na natureza nada é igual, tudo diverge uns dos outros, é essa divergência que faz uma civilização evoluir e até se autodestruir. Na teoria, as leis dizem que os direitos são iguais, mas na prática não funcionam.

Liberdade é outro fenômeno impossível de se realizar, depende exclusivamente de uma civilização estar preparada para se sentir livre sem imposição de nada e sim, através dos seus próprios conhecimentos dos direitos e deveres do cidadão. Uma nação é livre quando o homem se torna livre em cadeia social.

O homem pode se achar livre, quando todos os seus passos são monitorados por câmaras em todos os lugares? Não existe nação livre, todas as nações estão escravizadas ao poder econômico e as regras de mercado e o seu povo atrelado a esse mesmo regime.

Igualdade e liberdade é um sonho mitológico criado na mente sonhadora do homem. Não são as leis do homem que impõem um estado de civilização. As leis coagem os direitos do cidadão bárbaro, impondo suas regras a um povo sem autoconhecimento dos direitos e deveres. O homem quer conhecer os mistérios de Deus, mas não conhece a si mesmo, enquanto a liberdade e a igualdade estão dentro de cada um, pronto para serem postas na prática.


 









Por: Ernani Serra
Pensamento: Quando o homem se sentir livre é o primeiro passo para libertar a humanidade.
Ernani Serra