Leitores Online

19 de out de 2011

Garimparam o Ouro do Brasil


Desde o descobrimento do Brasil que as nossas riquezas estão sendo contrabandeadas para os cofres dos países estrangeiros. O pior é que, as autoridades estão sendo coniventes com esses assaltos as riquezas: do ouro, prata, esmeraldas, diamantes e muitas outras pedras preciosas sem falar no ferro, tungstênio, areias monazíticas... Que estão sendo contrabandeadas, sem que o Estado pudesse ter lucros com impostos nessas extrações e muito menos com o comércio internacional.

O Amazonas é um território rico, mas sem lei, verdadeiras farras estão fazendo na extração do ouro, milhares de garimpeiros estão devastando a floresta e poluindo e destruindo o meio ambiente com o veneno do mercúrio que vão para os leitos dos rios, um metal pesado que mata os peixes lentamente e quem os comer também serão contaminados. O mercúrio é o pior veneno lento que existe, pois não tem como neutralizar os seus efeitos nocivos, pois se localiza na gordura da pele e lá permanece até o fim. Os garimpeiros no futuro que lidam com o mercúrio metálico, é o mais exposto aos vapores invisíveis desprendidos pelo produto, que é aspirado pelo trabalhador sem que ele perceba, e entra no organismo através do sangue, instalando-se nos órgãos. Os intoxicados apresentam os seguintes sintomas: dor de estômago, diarreia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento nas gengivas, insônia, falhas de memória quando ataca o sistema nervoso central, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção e até demência. Onde está à saúde pública e ambiental que não vê esses crimes contra a saúde dos garimpeiros e da sociedade em geral?

Por trás disso tudo, existem as autoridades que não estão nem aí para os roubos de nossas riquezas e muito menos da saúde pública.

O governo não recebe nem um centavo dessas operações clandestinas, mas estão oficializadas pela corrupção.

Existem muitas joalherias nas grandes cidades que financiam essas operações clandestinas do ouro e são donos delas, outros procuram o mercado internacional.

Temos como exemplo de pirataria do ouro: a Serra Pelada que foram extraídas milhares de toneladas de ouro, deixando pelada a serra e os cofres da nação. Onde foi parar tanto ouro? É uma vergonha termos um país tão rico, com um povo tão pobre por causa da corrupção e dos traidores da pátria.


 











Por: Ernani Serra
Pensamento: Criamos a época da velocidade, mas senti-mo-nos enclausurados dentro dela. Os nossos conhecimentos tornaram-nos cépticos; a nossa inteligência empedernida e crueis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Charles Chaplin