Leitores Online

1 de out de 2011

Honra


Honra é virtude, regra de conduta, segundo os princípios morais mais elevados, companheira inseparável da verdade.


Honrar é demonstrar profundo respeito pelo semelhante. É a forma de tratamento que devotamos às pessoas que respeitamos. É não fraudar, mentir ou subornar. O substantivo honra expressa o resultado da maneira como vivemos.

Da pessoa honrada se diz acreditada, íntegra e confiável, tida no mais alto conceito, em tudo que é considerado certo, especialmente nos negócios.

Rui Barbosa, do alto de sua grandeza moral e inteligência, foi soberbo e definitivo: “leis que não protegem nossos adversários não podem nos proteger.”

Os corruptos dizem: “lei forte passa-se por baixo, lei fraca por cima.”

Ninguém é honrado se convive com abusos, apesar de haver quem defenda: “regras para os outros, exceções para nós”, versão do conhecido jargão “para os amigos os favores da lei, para os adversários, seus rigores.” Fonte: Site da Internet.

Comentário: A humanidade está se distanciando a cada dia da honradez e de todas as éticas de moral.

Já não se encontra mais um homem de honra e dignidade, cada dia que se passa só vemos autoridades e até o próprio povo se promiscuindo com as corrupções: da prostituição, das drogas, da mentira, da hipocrisia...

A humanidade está vendendo sua consciência, seu corpo e a própria alma em troca de dinheiro sujo e do poder.

A honra é um estado de espírito das pessoas com formação na educação, para se tornar um verdadeiro cavalheiro de uma sociedade civilizada. Só que essa civilização global não passa de um aglomerado financeiro que vive extorquindo e prejudicando a humanidade com conceitos de desonras e mau caráter.

O carro chefe é a desonestidade, o preconceito e a libertinagem dos povos.

Onde está hoje a honra e o homem honrado? Só na imaginação dos poetas que criam esses conceitos de honra baseado em um passado de sonhos e fantasias de mil e uma noites.

Está difícil voltar aos ensinamentos morais de honra e honestidade quando tudo está poluído na mente dessa humanidade global, onde o errado está certo. A honra está invertida na prática e nos ensinamentos modernos.

Não tem coisa mais divina do que uma pessoa honrada e trilhando pelos seus mandamentos éticos.

É por falta de honra que a humanidade está a caminho da extinção e pensam que estão andando para o progresso, mas estão andando como cegos para a morte.












Por: Ernani Serra
Pensamento: Que homem é o homem que não o tornam, um mundo melhor.
Do filme: Cruzada