Leitores Online

6 de out de 2011

Mundo Global


O mundo mudou, veio a globalização que é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do Século XX e início do Século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência. Antes do BRIC, outros países fizeram uso da globalização e economias voltadas a exportação para obter rápido crescimento e chegar ao primeiro mundo, como os tigres asiáticos na década de 1980 e Japão na década de 1970. Fonte: Wikipédia.

Comentário: Com a globalização o sistema mundial se tornou global, ou seja, os problemas de um país se tornaram um problemão para todos os países, é como se fosse um corpo, qualquer problema de saúde atinge todo o corpo. Todo sistema está entrelaçado como uma teia de aranha.

A globalização veio para defender os interesses do capitalismo e menosprezar o povo. Os países estão interessados em levantar capital, aumentar a expansão econômica e entesourar as moedas fortes e o ouro.

As maiorias dos países não estão interessadas no bem estar da população principalmente na saúde, na educação, na habitação, na segurança pública... Muitos desses países estão com um superávit de primeiro mundo, os cofres abarrotados de ouro, dólares, euros... Por acaso, estão fazendo alguma coisa para o seu povo? Claro que não. Estão interessados em salvar o poder econômico; o mundo globalizado está restrito as grandes potências capitalistas. O mundo ficou global para atender a minoria capitalista mundial, o povo que se exploda. É um salvem-se quem puder. É um conglomerado de grandes capitalistas que estão lutando entre si e unidos para ficar cada dia mais rico e inversamente proporcional ao sistema social que vai ficando mais pobres e abandonados a própria sorte. Quando o país está no auge da fartura, é do poder econômico as riquezas, quando o país está com problemas financeiros, é o povo que vai pagar tudo com juros e correção monetária.













Por: Ernani Serra
Pensamento: De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.
Rui Barbosa