Leitores Online

31 de out de 2011

Veja- A Corrupção no Brasil


De acordo com a edição 2240 de 26 de outubro de 2011, a revista VEJA fez as seguintes denúncias:

Dos bilhões desviados a cada ano, o governo só consegue descobrir 1%, e recuperar uma quantia insignificante.

A cada ano, a corrupção rouba dos cofres públicos brasileiros a exorbitante quantia de 85 bilhões de reais. Esse montante seria suficiente para resolver os principais problemas do país e acelerar o seu desenvolvimento. Mas o que se vê como uma triste rotina são políticos desonestos embolsando esse dinheiro para o enriquecimento de campanhas de seus partidos.

Há no Brasil 120 milhões de pessoas vivendo exclusivamente de vencimentos recebidos da União, estados e municípios.

A legislação tributária mais injusta e confusa do mundo é o fertilizante que faz brotar uma rede de corruptos em órgãos como a Receita Federal e o INSS. A impunidade reina nos crimes contra a administração pública.

Uma análise de processos por corrupção feita pela CGU mostrou que a probabilidade de um funcionário corrupto ser condenado é de menos de 5%. A possibilidade de cumprir pena de prisão é quase zero.

A máquina burocrática cresce mais do que o PIB, asfixiando a livre-iniciativa.

A corrupção se disfarça de desperdícios e se reproduz nos labirintos da burocracia e nas insondáveis trilhas da selva tributária brasileira.

A corrupção é uma praga que contamina todas as instâncias e não apenas o governo federal. Há desde pequenos delitos, como a propina de 50 reais exigida por um guarda para liberar um motorista bêbado do teste do bafômetro, até desvios que envolvem estruturas no Ministério dos Transportes.

Os esquemas mais visíveis estão no governo federal, responsável por 51% de toda a verba pública. Mas governadores e prefeitos também costumam embolsar dinheiro oficial.

As principais causas da corrupção são velhas conhecidas: instituições frágeis, hipertrofia do estado, burocracia e impunidade.

O governo federal emprega 90.000 pessoas em cargos de confiança, isso faz com que os servidores trabalhem para partidos e não para o povo, prejudicando severamente a eficiência do estado.

Os brasileiros começaram a acordar para essa realidade e a reagir a ela nas ruas. Agora as pessoas começam a marchar contra a corrupção.

Corruptos mais ricos, Brasil mais pobre.












Por: Ernani Serra
Pensamento: A mesma natureza humana, propensa sempre a cativar os subservientes, nos ensina a defender-nos contra os ambiciosos.
Rui Barbosa