Leitores Online

29 de jan de 2012

Cruzeiro Costa Concórdia


Esse transatlântico de cruzeiro da empresa Costa Concórdia foi construído pelo Fincantieri – Cantieri Navali Italiani S.p.A., em Trieste e operado pela Cia. Italiana Costa Cruzeiro que pertence ao grupo de navios da Classe Concórdia; é um navio grandioso e com 114.500 toneladas, foi inaugurado em 2006 e conta com mais de 500 varandas privativas nas 1.500 cabines e uma tripulação de 1.100 pessoas, uma enorme área exclusivamente dedicada ao bem-estar, o Samsara SPA conta com duas piscinas com tetos solares deslizantes, um mega telão cinematográfico ao ar livre, um exclusivo simulador de Fórmula Um, e muito mais atrações e tecnologia. É o navio ideal para se divertir, praticar esportes e relaxar.

O Costa Concórdia é o navio maior e mais luxuoso da família de Costa Cruzeiros. O seu comprimento é de 290 metros e raio de 36 metros, têm 114.500 toneladas e capacidade para 3.700 passageiros e 1.100 tripulantes. Fonte: Sites da Internet.

Comentário:
Esse transatlântico com 290 m de comprimento e 12 conveses (andares) de cabines para passageiros deslocava 114.500 toneladas métricas, mais que um porta-aviões nuclear dos EUA e com um calado entre oito a nove metros. Que é muito pouco para sua altura; no Rio de Janeiro um navio dessa mesma companhia fez um movimento brusco para se desviar de uma embarcação que provocou a secagem da piscina e um grande susto nos passageiros.

Com esse calado, esse navio não tem estabilidade suficiente e nem é tão seguro assim, se pegar uma tempestade em alto mar com ventos fortes a estibordo ou a bombordo, essa embarcação poderá virar com facilidade e naufragar.

Com essa altura de 12 andares e um calado de oito a nove metros, ele navega quase em cima d’água, foi por esta razão que ele se aproximou tanto da margem da ilha Giglio por imprudência, negligência ou sabotagem para receber o Seguro Náutico, pois não tinha como se desviar da rota, esse navio é equipado de radar e sonar via satélite, é o navio mais seguro com relação aos equipamentos de prevenção e o mais moderno de nosso Século.

Onde estava o capitão e sua equipe de oficiais de bordo que não detectaram a presença de rochas em sua frente com antecedência? E nem se deram conta do desvio da rota em direção a costa da ilha, nem pelo mapa e nem por satélite? Mistério. ???











Por: Ernani Serra
Pensamento: A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre por mais vontade que tenha de infringi-las deslavadamente.
Machado de Assis