Leitores Online

9 de fev de 2012

Transnordestina


Essa ferrovia faz ligação com os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins. O objetivo é elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma moderna logística que une portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.

Vai haver uma conexão entre a Nova Transnordestina e a Ferrovia Norte-Sul encontra-se em projeto e será construída entre as cidades de Eliseu Martin (PI) e Estreito (MA) num total de 400 km.

O projeto impressiona considerando a estratégia da ferrovia com orçamento R$ 5,4 bilhões e 1.728 km de extensão. Só em trilhos serão empregados três milhões de dormentes, serão construídas 13 km de pontes, a Transnordestina transportará cerca de 30 milhões de toneladas de carga. Fonte: Sites da Internet.

Comentário:
Para um povo desempregado nessas regiões o empreendimento vai dar empregos a milhares de trabalhadores braçais enquanto estiverem construindo, e depois? Vão continuar desempregados. Veja que, estão operando com maquinaria pesada para terminar o mais breve possível.

A finalidade política dessa ferrovia não é com o intuito de beneficiar o povo brasileiro e sim, o escoamento de nossas riquezas o mais rápido possível para os países estrangeiros.

O povo é que se ilude com ouro de tolo, nem tudo que reluz é ouro.

Quando não tivermos mais riquezas para exportar então, essa ferrovia vai ser desativada ou abandonada à própria sorte, sem nenhuma manutenção. Farão como fizeram com a Transamazônica, um elefante branco abandonado na floresta amazônica. Por que não continuaram com a rodovia Transamazônica? Por não ser viável aos interesses das multinacionais, essa rodovia ia servir somente aos interesses do povo brasileiro da região, enquanto a ferrovia Transnordestina coloca nos portos do Ceará e Pernambuco milhões de toneladas de ferro e outros minerais industriais em cada viagem.

Como é de interesses econômicos e financeiros das multinacionais que exploram as nossas riquezas na Região Norte, essa empreitada não vai haver atraso, vão terminar até antes do prazo estabelecido pelo governo.

Esse é o Brasil globalizado. Eita! Brasil de todos menos dos brasileiros.











Por: Ernani Serra
Pensamento: Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.
Confúcio