Leitores Online

15 de abr de 2012

Malefícios do Sal


É preciso manter uma vida saudável, com mais qualidade de vida, através de uma boa alimentação que tenha bons nutrientes para uma boa saúde.

Com a correria da sociedade moderna o tempo se torna escasso e acabamos ingerindo alimentos pouco saudáveis ao corpo humano.

No dia a dia os trabalhadores com pouco tempo para as refeições procuram se alimentar em bares, padarias, supermercados... Que, em sua maioria, os alimentos são salgados e pode provocar vários malefícios a saúde por terem gorduras saturadas e muito sal.

O sal aumenta a ação dos hormônios, que estocam a gordura e por isso, é responsável pela engorda das pessoas, que bebem mais água quando se alimentam de comida salgada e a água retida no organismo colabora com o ganho de peso, e que, por sua vez, o sal também pode ocasionar problemas cardíacos e cálculos renais.

A American Medical Association pediu á FDA (Agência responsável pela regulamentação de alimentos e remédios nos EUA) que mudasse o status do sal, até agora considerado uma substância de consumo seguro, além disso, a associação quer reduzir pela metade a quantidade de sódio em alimentos processados ou servidos em lojas de fast-food.

Uma pesquisa recente do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) sobre fast-food encontrou sanduíches cujas unidades oferecem quase 80% do sódio recomendado por dia.

O recomendado é que adultos ingiram de quatro a seis gramas de sal por dia, quanto à criança, não se deve adicionar sal até aos dois anos de idade porque o leite materno e o sódio presentes nos alimentos suprimem suas necessidades. Quanto aos idosos, devem comer menos sal (cerca de 5 gramas por dia) porque tendem a reter mais sódio, com o envelhecimento, os vasos vão perdendo naturalmente a capacidade de distensão, desenvolvendo a hipertensão.

O excesso de sal pode causar broncoespasmos, piorando quadros de asma. Sabe-se que os riscos de problemas cardiovasculares são maiores entre pessoas que comem muito sal mesmo quando elas não apresentam hipertensão arterial, o mesmo vale para problemas renais e digestivos.

Os hipertensos devem evitar produtos adoçados com ciclamato de sódio, esse adoçante tem sódio que afeta a pressão.

O ideal seria uma alimentação natural porque o sódio está presente na maioria dos alimentos, embora em quantidade pequena.

Enquanto há países, em que sua população está morrendo de fome e sedes, outros, estão morrendo pela boca, pelo pecado da gula.










Por: Ernani Serra
Pensamento: Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
Oscar Wilde