Leitores Online

17 de mai de 2012

Intestino Saudável


Para que as pessoas consigam viver bem o organismo deve estar em pleno funcionamento de todos os órgãos, como por exemplo, o intestino, que é responsável por eliminar impurezas e tirar dos alimentos os nutrientes que o corpo precisa.

Para manter o intestino saudável devem-se ter alguns hábitos que torna isto realidade, o principal deles é comer bastantes fibras que facilitam a quebra dos alimentos durante a digestão e na absorção. Os alimentos probióticos também devem ser incluídos na alimentação, pois ajudam a manter o ritmo normal do intestino, inclua também no seu cardápio alimentos como vegetais, abacate, fígado, peixe de água salgada, leite, tomate, ervilhas, batata doce, feijão e arroz integral que possuem vitaminas que ajudam no funcionamento do intestino.

Nos dias modernos a alimentação das pessoas está cada vez pior. A falta de tempo nos faz optar por alimentos práticos, rápidos de serem preparados e que não são nada indicados para o bom funcionamento do intestino e todo nosso organismo. A opção por alimentos industrializados, gordurosos, doces, tudo isto tem feito com que a alimentação nossa seja cada vez pior. Estar atento a este detalhe e procurar formas de ter uma alimentação saudável seja talvez um dos maiores desafios para a humanidade moderna.

Evite alimentos ricos em gorduras e também o álcool que dificultam na absorção dos nutrientes dos alimentos ingeridos e ainda não possuem nutrientes. A hidratação também é muito importante para manter o intestino saudável, pois é por meio dela que outros órgãos são hidratados e são eliminadas as toxinas do corpo. Também neste caso outro desafio, abrir mão dos sucos e refrigerantes que estão cada vez mais presentes na mesa dos brasileiros. Escolher a água ou preparar sucos naturais é a atitude mais indicada para quem deseja ter não apenas o intestino, mas todo o organismo funcionando melhor.

Com tantos especialistas informando e com tantas recomendações, a maioria das pessoas já sabe o quanto a alimentação é importante para manter a saúde em dia e o corpo em forma.

Mas certos alimentos também combatem o envelhecimento e devem estar presentes em nossas refeições diárias. Além de deixarem a pele mais bonita e harmoniosa, certos alimentos possuem o poder de combater os temidos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento natural da pele. A cenoura é um desses alimentos, ela contém antioxidantes naturais e é rica em vitamina A, C, B2 e B3, além de minerais essenciais ao organismo, tal como cálcio, potássio e fósforo.

A polpa do açaí é outra ótima dica de alimento. Ele possui vitaminas B1, B2 e B6 que são ótimas para deixar o sistema imune em alta, além de ser um ótimo energético.

O morango é uma fruta que inibe coágulos nos vãos sanguíneos e evita problemas cardíacos. Ele possui o chamado ácido elágico que previne alterações celulares que levam ao câncer ou doenças degenerativas.

O tomate e o morango são vermelhos e ricos em licopeno. O licopeno é um antioxidante que ajuda o organismo a se livrar dos radicais livres, ou seja, comer tomate, morango e tudo que é vermelho farão com que seu organismo lute contra o envelhecimento.

A cor laranja, encontrada em alimentos como a cenoura, o mamão, a abóbora e manga possui uma substância chamada de betacaroteno, que é essencial para a saúde da visão, da pele, dos cabelos e das unhas. O maracujá, laranja e abacaxi são ricos em vitamina C que ajuda o corpo a enfrentar as infecções.

Os alimentos verdes são ricos em ferro, tais como abobrinha, abacate e folhas.

O roxo como a ameixa, beterraba e fico, possui o ácido elágico.

Alimentos sortidos e de cores variadas farão com que receba uma quantidade diversificada de nutrientes em uma só refeição. Fonte: Sem Mundo.

Comentário:
Para que o intestino funcione bem se deve de seis em seis meses fazer uma limpeza através de laxativos para deixar o tubo intestinal sem as placas secas fecais e pútridas. O leite de Magnésia de Philips é muito bom como laxativo e não dá cólicas, basta tomar de cinco a dez colheres de sopa em um pouco de água e também é bom para o estômago, eliminando as toxinas e acidez.









Por: Ernani Serra
Pensamento: Quem cuida do corpo e da mente tem uma alma limpa.