Leitores Online

31 de dez de 2012

Réveillon


Início, meia-noite de 31dezembro a 1º de janeiro, é chamado de virada de ano, passagem de ano, ano novo, ou réveillon, é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários celebram o ano-novo. 

Réveillon é um termo da língua francesa que significa “véspera”.

     História

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) – uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado).

     Celebração moderna

A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo e, normalmente, envolve queima de fogos de artifício em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessas e simpatias.
    
 Brasil 

A comemoração mais importante é no Rio de Janeiro com queima de fogos e shows musicais ao longo de toda a orla marítima da cidade. A principal congregação, entretanto, ocorre na Praia de Copacabana. Na virada de 2011 para 2012, a queima de fogos em Copacabana durou em média mais de 16 minutos e contou com cerca de mais de 2.000.000 de espectadores. Ainda na mesma festa, a cidade do Rio recebeu do World Travel Guide, o prêmio de maior festa de réveillon do mundo.

Em São Paulo, a Avenida Paulista concentra a queima de fogos e apresentações musicais. Em 31de dezembro de 2008, a festa reuniu 2.400.000 pessoas, incluindo mais de 100.000 que eram turistas. Mais cedo, durante à tarde do dia 31, a cidade sedia anualmente a Corrida de São Silvestre, com um percurso de 15 quilômetros contornando o Centro da cidade. 

Em Fortaleza, a principal queima de fogos acontece no aterro da Praia de Iracema. De 2009 para 2010, foram registrados 1.100.000 espectadores na festa.

     Estados Unidos da América

Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a celebração mais famosa de ano-novo é a de Times Square – onde uma bola gigante começa a descer ás 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando exatamente zero hora. Fonte: Wikipédia.

Comentário
É uma festa universal em que todos os países do globo comemoram a passagem do Ano Novo e hoje, é possível ver essas comemorações internacionais através da Rede de Televisão que acompanha os fusos horários do Globo Terrestre dos principais países como: Japão, China, França, Inglaterra, Austrália... Até chegar no Brasil.

É uma data de muito significado para a humanidade em que, existe uma confraternização e votos de paz, saúde, felicidade... Nem que seja por algumas horas da virada do ano, pois, na verdade o homem não é um animal sociável é um animal que está sempre em guerra com ele mesmo e com os seus semelhantes. Não existe um amor real entre os homens, como disse Jesus Cristo: “Amai-vos uns aos outros como a si mesmo”.







Por: Ernani Serra
Pensamento: O homem é cego, mudo, surdo e burro. Cego porque não vê a destruição que está fazendo no mundo. Mudo porque não dialoga nem chega a um denominador comum sobre o problema mundial. Surdo porque não quer ouvir sobre a poluição, o desmatamento, o aquecimento global, explosão demográfica... E burro, porque continua trilhando no caminho da morte.
Ernani Serra