Leitores Online

26 de fev de 2013

Dr. Elsimar Coutinho



Elsimar Metzker Coutinho nasceu no dia 18 de maio de 1930, na cidade de Pojuca, na Bahia onde iniciou seus estudos, tendo concluído o secundário no colégio estadual da Bahia, Salvador. Cursando a Universidade Federal da Bahia, formou-se em Farmácia e Bioquímica em 1951, e em 1956 em Medicina. Em seguida recebeu uma Bolsa de Estudo do Governo Brasileiro e da França, foi estudar com o professor Claude Fromageot, na Sorbonne, Universidade de Paris. Na França, interessou-se pela ação do mecanismo dos Hormônios, onde se dedica até hoje sobre o assunto.

Seus pais foram: Elsior Coutinho (médico, farmacêutico), e Alaíde Metzker.

O Dr. Elsimar Coutinho é um cientista, professor, médico ginecologista e personalidade televisiva brasileira.

Retornando da França, fez pós-graduação na Universidade do Brasil (1957). Voltou a universidade de origem, como Professor associado de Fisiologia, da Escola de Farmácia. Depois, foi selecionado como “Fellow”, do “Institute for Medical Rsearch”, em Nova York. Naquele instituto, estagiou com os Professores A. Csapo e G. Córner (descobridor da progesterona).

A partir de então, passou a estudar, com profundidade, os esteroides, e seus efeitos no planejamento familiar.

Voltando ao Brasil, tornou-se Diretor de Pesquisas Clínicas da Maternidade Climério de Oliveira (UFBA). Graças ao seu trabalho, seu serviço passou a ser considerado centro de referência, para estudos e pesquisas, em Reprodução Humana.

Elsimar Coutinho revelou o efeito anticoncepcional da medroxiprogesterona, enfatizando sua importância no controle da reprodução humana. Descobriu os primeiros anticoncepcionais injetáveis e passou a ser considerada uma das maiores expressões na endocrinologia da reprodução e do planejamento familiar. 

Uma série de descobertas e invenções tornou-o célebre: descobriu os primeiros anticoncepcionais injetáveis de ação prolongada; a primeira pílula anticoncepcional; os implantes subcutâneos de efeito prolongado, a pílula vaginal e os dispositivos intrauterinos (“Cruz de Lorena” e “Cruz de Caravaca”).

Criou uma clínica modelo de planejamento familiar, em Salvador (Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana – CEPARH).

Na Universidade Federal da Bahia, acumulou numerosos títulos acadêmicos: Professor assistente de Fisiologia e Química da Fisiologia da Faculdade de Medicina (1958); Docente-livre de Química Biológica da Faculdade de Farmácia (1960); Professor catedrático de Química Biológica, da Faculdade de Farmácia (1961); Docente-livre de Química Fisiológica, da Faculdade de Medicina (1963); Professor adjunto de Química Fisiológica, da Faculdade de Medicina (1964); Chefe do Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química (1964); Professor titular do Departamento de Bioquímica, do Instituto de Ciências da Saúde (1969); Professor adjunto do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, da Faculdade de Medicina (1970); Professor titular do Departamento de Assistência Materno Infantil, da Faculdade de Medicina (1973); Professor titular de Reprodução Humana, da Faculdade de Medicina (1981).   Foi membro de numerosas instituições científicas do Brasil, Estados Unidos, Portugal e outros países. Recebeu vários títulos e homenagens, de entidades científicas do Brasil e do exterior.

Artigos completos, publicados em periódicos, duzentos e vinte e cinco. Livros publicados, dez. Capítulos de livros publicados, trinta e sete. Trabalhos completos publicados em anais de congressos, quarenta e oito. Resumos publicados em anais de congressos, trinta e três. Participação de eventos, duzentos e oitenta e sete.

O cientista Elsimar Coutinho será homenageado pela Câmara de Vereadores de Salvador. O médico, famoso pela célebre movimentação contra a menstruação feminina, terá para si uma sessão solene na próxima terça-feira (13/05/2010) às 19h. A celebração acontece em comemoração ao seu aniversário de 80 anos, além do reconhecimento às descobertas e pesquisas no campo da reprodução humana e na saúde em geral. A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC), que aponta o médico como um “corajoso” por, anos atrás, quando o assunto era tabu, defender o controle da natalidade no Brasil, sendo assim um pioneiro. Fonte: Blogger Médicos Ilustres da Bahia e de Sergipe.

     Comentário
No dia 24/02/2013, Elsimar Coutinho esteve no debate, DE FRENTE COM GABI do SBT, e apresentou um vasto conhecimento científico e que, toda população deveria assistir este vídeo que é de informação pública e cultural.

Em 30/05/2013, o Dr. Elsimar Coutinho fará 83 anos de idade.

Este cientista renomado é um verdadeiro gênio da ciência brasileira
.
Veja o vídeo abaixo:





Por: Ernani Serra 
Pensamento: Estava num carro: “Guiado por Deus, mas as multas vêm no meu nome”.
No Programa do Faustão