Leitores Online

8 de fev de 2013

Habitação Futurista e Atual


     Colonização Espacial
Colonização espacial é a hipotética habitação permanente, autônoma e sustentada de seres humanos em outros locais que não o planeta Terra. É um dos principais temas da ficção científica, assim como o objetivo em longo prazo de vários programas espaciais, como a NASA e a ESA.

Enquanto as maiorias das pessoas tendem a pensar em colônias humanas em Marte ou na Lua, alguns argumentam que as primeiras colônias extraterrestres serão em órbita (como a Estação Espacial Internacional). A NASA e outras agências espaciais consideram seriamente a possibilidade de uma colônia orbital. Fonte: Wikipédia.

     Colonização Marítima
Já existem projetos de no futuro haver cidades flutuantes no meio do oceano, mas será só para os milionários. 
 
     Colonização Fluviais
Esta já existe sem nenhum planejamento são as palafitas e casas flutuantes habitadas por pessoas pobres.
 
     Colonização Microurbanismo
Com a explosão demográfica mundial as terras estão encolhendo principalmente na zona urbana, para conservar os espaços horizontais foram sendo construídos os edifícios, (uma maneira de crescimento na vertical). 

A expansão demográfica está tão grande que os arquitetos e engenheiros civis estão projetando micro casas e apartamentos, isso não é para o futuro, já existem nos Estados Unidos, na Inglaterra e muitas outras grandes cidades saturadas pelo crescimento populacional e sem espaço horizontal urbano. 

Já existem apartamentos de 6 m² e até menos, verdadeiros apertamentos, nos Estados Unidos já estão construindo apartamentos de 36 m², cada dia que passa o homem está sendo comprimido em seu habitat e estes apartamentos apesar de minúsculos são muitos caros.

Quem sabe! Se no futuro as pessoas de classe pobre não irão morar em bolhas ou iglus criando uma cidade urbanística planejada substituindo as favelas. 

     Colonização Atual
Hoje, ainda existem países como o Brasil que ainda tem o privilégio de imensos espaços territoriais e o povo ainda se pode dar ao luxo de ter uma casa grande com jardim e quintal, essas pessoas podem se considerar muito felizes e ricas por possuir um imóvel assim. Infelizes serão os seus descendentes quando as terras estiverem super povoadas e as casas serão substituídas por prédios e edifícios. Atualmente, a população mundial está se transferindo de suas casas para ir morar em apartamentos por vários motivos: “segurança”, status, conforto, enclausuramento, se tornando antissocial e depressivo solitário. 

O homem já está prevendo essa hipótese de uma explosão demográfica insuportável e já está planejando colonização no mar e no espaço para pessoas ricas e deixando para os pobres as terras com seus conflitos sociais. Com essa previsão futurista que não está nada para melhor e sim, para pior, tudo indica que, com a expansão da população vai haver uma retração do território urbano e por conta disso, a miséria social vai aumentar e ficar insuportável com milhões de pessoas sem habitação, passando fome e sede.

 
 




Por: Ernani Serra 
Pensamento: O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
Aristóteles