Leitores Online

25 de abr de 2013

Seca no Nordeste


O nordeste brasileiro enfrenta em 2013 a Tweet maiores secas dos últimos 50 anos, com mais de 1.400 municípios afetados. A informação foi anunciada nesta segunda-feira (08/04/2013) pelo governo brasileiro. A seca deste ano já é pior do que a do ano passado, também recorde.

Essa realidade, no entanto, não é isolada. A previsão das Nações Unidas é de que até 2030 quase metade da população mundial estará vivendo em áreas com grande escassez de água.

“Já identificamos a tendência de que as temperaturas se elevam no mundo acima do normal. Em novembro de 2012 tivemos o mês em que as temperaturas subiram, seguidamente, acima do normal no século”, diz a Chefe da Equipe de Apoio da ONU sobre Mudança Climática, Marcela Main.

Desde 1950, terras secas aumentaram quase 2% em todo o mundo por década. Fonte: Site Grupo acqua.

     Comentário  
As secas são fenômenos causados pelo homem em sua ambição de destruir as florestas e consequentemente criam o aquecimento global.

Só existe uma maneira de reverter essas áreas áridas, é fazer o contrário do que foi feito, reflorestar. No Nordeste com a canalização das águas do Rio São Francisco, em vez de pensar só na agropecuária, primeiramente o governo deve reflorestar toda a extensão destes canais em ambas as margens e ir avançando gradativamente com o apoio dos agricultores locais que deveriam receber mudas de árvores nativas da Floresta Atlântica. Com o decorrer dos anos com o aumento da floresta o clima poderia ir se estabilizando para um clima normal nas quatro estações do ano, mas para isso, é preciso que o homem se torne mais sensível ao comportamento ambiental. 

É fácil destruir, difícil é reconstruir; ou o homem reconstrói a sua insensatez ou terá no futuro muito sofrimento, sede e morte. Ele tem que escolher em viver em harmonia com o meio ambiente ou morrer na sua própria miséria.

Os políticos em conchavos com os poderosos da economia não querem retroceder essa situação de seca no Nordeste do Brasil, o que eles querem é viver de paliativos como: construir poços artesianos, caixas d’águas, caminhões pipas e enviar alimentos como esmolas para as vítimas das secas. Como os canais do São Francisco iriam amenizar esse sofrimento então deixaram que a corrupção tomasse conta das obras superfaturadas e hoje está abandonada a espera de novos superfaturamentos nas verbas do governo. Por que não entrega essa grande obra ao Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro? Se o Exército tivesse essa obra em suas mãos já teriam entregado dentro do prazo estabelecido, mas tem que colocarem construtoras privadas e corruptas nesse empreendimento nacional para bloquear e abandonar o serviço.

O poder econômico está adorando essa grande seca no nordeste, que está causando o extermínio dos rebanhos e com isso eles podem aumentar os preços de todas as carnes animais e também dos alimentos vegetais e de grãos, causando assim, uma inflação no país. 

Os políticos também estão gostando dessa indústria que trás para eles verbas milionárias e que, não aplicam na seca e sim na fartura de suas ambições.

Enquanto o homem não se conscientiza dos valores morais: de honestidade, fraternidade e justiça, não haverá um mundo melhor.





Por: Ernani Serra 
Pensamento: O homem feriu a Natureza agora tem que cicatrizar essas feridas se quiser sobreviver.
Ernani Serra