Leitores Online

28 de jun de 2013

Camada Pré-Sal


Em geologia, camada pré-sal refere-se a um tipo de rochas sob a crosta terrestre formada exclusivamente de sal petrificado, depositado sob outras lâminas menos densas no fundo dos oceanos e que formam a crosta oceânica. 

Segundo os estudiosos no assunto, esse tipo de rocha mantem aprisionado o petróleo recentemente descoberto no Brasil. Entre a costa ocidental da África e a oriental da América do Sul conta um riquíssimo depósito de matéria orgânica que viria se acumulando ao longo de milhões de anos sob o sal petrificado e posteriormente prensado por pesadas lâminas, transformando-se em petróleo. 

Essa camada mais antiga de sal foi depositada durante o processo de abertura do oceano Atlântico, após a quebra do Gonduana (supercontinente, que teoricamente afundou formando a junção oceânica das placas americanas e africanas respectivamente) e suposto afastamento entre a América do Sul e a África – processo iniciado há cerca de 120 milhões de anos. As camadas mais recentes de sal foram depositadas durante a última fase de mar raso e de clima semiárido a clima árido. 

Estima-se que lá estejam guardados cerca de 80 bilhões de barris de petróleo e gás, o que deixaria o Brasil na privilegiada posição de sexto maior detentor de reservas no mundo – atrás de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes. Fonte Wikipédia.

     Comentário
Essa riqueza do subsolo oceânico é de um valor inestimável, mas, infelizmente o governo brasileiro que não pode arcar com essa fonte de riqueza, por ser um país subdesenvolvido e emergente, tem que fazer um leilão ou privatização e vender a preço de banana e depois jogar todo esse dinheiro na Bolsa de Valores, como vêm sendo feito com todas as suas riquezas do solo e subsolo terrestre e agora oceânico. 

Se o Brasil fosse governado por nacionalistas todas essas riquezas hoje estariam nas mãos do Estado e o povo estaria em outra situação, e o povo teria o subsídio estatal: dos transportes públicos, da energia elétrica, água e esgoto, etc tudo gratuito; teríamos também menos impostos na conta da população, mais habitações, saúde, educação etc tudo de boa qualidade e sem ônus para o povo. O Brasil seria um paraíso, mas como somos dependentes do capitalismo do Tio Sam, foi sonegado tudo isso do povo brasileiro e acredito até que estamos subsidiando a crise norte-americana por baixo do pano. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a oferecer ao FMI alguns milhões de dólares para o Tio Sam. Somos um país maravilhoso para os estrangeiros, estamos sempre prontos para ajudar a tirar os países em crises. Só quem não sai da crise são os brasileiros. 

Por que a Petrobras não explora essas reservas? Tem que privatizar e o Brasil perde com isso.

Ainda dizem que o petróleo é nosso. Engana-me que eu gosto!

Acorda Brasil! O Brasil ainda não acordou está em estado de sonambulismo ou sob hipnose internacional.




Por: Ernani Serra
Pensamento: Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza.
Mahatma Gandhi