Leitores Online

24 de jul de 2013

Cranberry - Jabuticaba


Pesquisas recentes de cientistas americanos e europeus apontam que o suco de cranberry pode curar úlceras.
 
Ainda pouco consumido no Brasil, o segredo da frutinha, que já é usada no combate a infecções urinárias e cistites recorrentes, estaria em uma substância que impede a adesão de bactérias, evitando assim sua proliferação e combate também vírus.

Durante o estudo dos pesquisadores, com resultados divulgados por um dos jornais mais respeitados no assunto, o jornal Nutrition, apontou que de 271 crianças e adolescentes infectados pela bactéria H. Pylori, responsável pelo aparecimento de úlceras, 200 foram tratadas com um copo de suco de cranberry diariamente e o restante com placebo.

O resultado foi surpreendente: do grupo de 200 a grande maioria teve uma redução considerável da bactéria. Desse mesmo grupo, os que não conseguiram reduzir os níveis da H. Pylori pelo menos evitaram sua proliferação.

Por ser um produto natural não existe nenhuma contra indicação. A fruta, conhecida por aqui como oxicoco, pode ser consumida puro ou como geleia num pedaço de pão ou mesmo diluída em iogurte e contém vitaminas A, C e D, e pode ajudar no controle do colesterol. Fonte: Site de Gardênia Cavalcanti. 

     JABUTICABA
Um estudo realizado por pesquisadores da UNICAMP, em Campinas (SP), comprovou a eficácia da jabuticaba na prevenção do câncer de próstata e da leucemia. Segundo o pesquisador da Faculdade de Engenharia de Alimentos Mário Roberto Maróstica Júnior, alguns compostos presentes na casca da fruta reduzem em até 50% a produção de células cancerígenas.

O professor explica que os chamados compostos fenólicos, que dão a tonalidade escura à fruta, atuam diretamente em duas etapas do desenvolvimento de células do câncer.      A propriedade antioxidante da jabuticaba combate os radicais livres responsáveis pela primeira etapa da multiplicação das células.

Na segunda fase, a fruta inibe a ação de enzimas responsáveis pelo surgimento da célula cancerígena. Com isso, a jabuticaba pode ser potente nas duas fases importantes do desenvolvimento do câncer, explica o professor.

As descobertas da pesquisa que se estendeu durante cinco anos ganharam repercussão internacional com as publicações no British Journal of Nutrition e o canadense Food Reserch Internacional, duas das revistas científicas mais respeitadas do mundo.

     OUTRAS PROPRIEDADES
Outra parte da pesquisa envolveu ratos obesos, onde a farinha da casca de jabuticaba virou ração. Os resultados mostraram que o consumo diário pode ter efeito na prevenção de doenças como o diabetes tipo 2. A casca oferecida durante 30 dias aos animais provou ser eficaz na redução de 10% de glicemia e na redução do colesterol sanguíneo, explica o professor.

Baseados nestas descobertas, os pesquisadores elaboraram uma receita de saúde: 
dez unidades de jabuticaba consumidas por dia, com a casca, aliadas a uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos, seriam suficientes para auxiliar na prevenção de doenças”.

A mensagem desta pesquisa é alertar as pessoas sobre como uma alimentação rica em frutas pode contribuir para prevenir doenças degenerativas, resume o pesquisador. Fonte: G1 CAMPINAS E REGIÃO.

     Comentário
A fruta Cranberry é originária do Chile e dos Estados Unidos e infelizmente o governo do Brasil não permitiu a entrada dessa fruta no mercado nacional.

As pessoas podem solicitar o suco de Cranberry pelo seguinte site: Americanas.com.br ou indo a Loja Americanas e lá fazendo a compra pelo site da internet através da funcionária que a encomenda vai chegar em sua residência.

O suco de Cranberry elimina a acidez estomacal.

     À fruta de jabuticaba pode ser feita o suco da seguinte maneira:

1 kg de jabuticabas maduras
3 litros de água filtrada
Açúcar a gosto.

MODO DE PREPARO
1 - Coloque três litros de água para ferver numa panela grande.
2 - Lave um quilo de jabuticaba e coloque na panela quando a água estiver fervendo.
3 - Com um pilão, amasse as jabuticabas com calma, até que todas estejam estouradas.
4 - Deixe fervendo até que a água fique com uma coloração violeta.
5 - Retire as jabuticabas e o suco com uma concha e coe em uma jarra.
6 - Os restos das jabuticabas podem ser jogadas fora, e o suco pode ser diluído, se estiver com o gosto muito forte.
7 - Adoce a gosto.




Por: Ernani Serra
Pensamento: Os bons pensamentos e os alimentos naturais fazem bem a saúde.
Ernani Serra