Leitores Online

1 de out de 2013

Saneamento Básico no Brasil


É lamentável que o país se encontre num estado de saúde precária com respeito ao saneamento básico.

A 50% da população não tem saneamento básico e os dejetos vão para as vias públicas a céu aberto contaminando todos os moradores que ali residem.

Os outros 50% da população têm fossas que quando estão cheias os moradores que não tem dinheiro para chamar um caminhão para esgotar, deixa que esses dejetos escorram a céu aberto, enquanto isso, essas fossas contaminam os terrenos e as fontes de águas subterrâneas e as cacimbas que fornecem água a população que por consequência ficam quase todos doentes. Os prédios e edifícios residenciais ou têm encanamentos para os canais e rios ou têm fossas que de vez em quando estouram e jorram para o meio-fio deixando um mau cheiro no ambiente.

Desses 50% ainda temos os “saneamentos” (que os políticos corruptos recebem verbas para fazerem um saneamento de verdade), mas, embolsam uma grande parte desse dinheiro e fazem uns arranjos com encanamentos dos dejetos que vão ser depositados nos canais e rios das cidades e levados esses detritos para o mar, em estado in natura, ou seja, sem nenhum tratamento químico ou motorizado para transformar em água límpida e jogar no mar ou para um determinado aproveitamento. 

As verbas que os prefeitos recebem são realmente para investirem num saneamento químico ou motorizado, mas, infelizmente, desviam essas verbas em benefício próprio e só fazem encanamentos que canalizam para os rios e canais das cidades e dizem que isso é saneamento básico. Os canais das cidades e rios ficam todos poluídos, com um odor horrível e sem vida aquática por conta de uma consciência política insensível aos problemas sanitários, humanos e ambientais. Ao contaminarem essas águas estão espalhando doenças epidêmicas para toda a população ribeirinha. 

Todas as praias do Brasil estão contaminadas por causa desses esgotos que quando não vão pelos rios são derramados nas praias ou no meio do mar por encanamentos. E o povo que se explodam.

É através desse falso saneamento básico que os políticos enganam as pessoas e cobram caros esses serviços sujos e desleais nas contas de água dos moradores, mensalmente, portanto, no Brasil não existe saneamento básico e sim, arranjos corruptos nos planejamentos sanitários.



Por: Ernani Serra
Pensamento: Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.
(Allan Kardec)