Leitores Online

6 de nov de 2013

Burocracia e Desburocratização


Burocracia
O termo latino burrus, usado para indicar uma cor escura e triste, teria dado origem à palavra francesa bure, usada para designar um tipo de tecido posto sobre as escrivaninhas das repartições públicas. Daí a derivação da palavra bureau, primeiro para definir as mesas cobertas por este tecido e, posteriormente, para designar todo o escritório.

A um ministro do governo francês do século XVIII, Jean-Claude Marie Vincent, (economista), atribui-se a criação do termo bureaucratie, para se referir, num sentido bem crítico e debochado, todas as repartições públicas. Assim, “burocracia” é um termo híbrido, composto pelo francês, bureau (escritório) e pelo grego, krátos (poder ou regra), significando o exercício do poder por funcionários de escritórios.

Popularmente, o termo é também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema. Fonte: Wikipédia.

Comentário
     Desburocratização
     Decreto Nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005.

Desburocratização é um ato público que facilita a vida de todas as pessoas por ser uma ação simples e de confiança ao caráter do cidadão.

Burocracia no Brasil é sinônimo de corrupção. É um vício crônico das repartições públicas e de todo comércio. É um ato de compra e venda de negociatas com toda ordem de serviços. 

Por causa da burocracia é que:
Os cartórios estão enriquecendo com as papeladas exigidas em todos os órgãos municipais, estaduais, federais, sem falar nas empresas privadas. A sociedade comercial é toda burocrática.

É través da burocracia que impede os direitos de quem os têm e favorecem aos que não têm esses direitos, e que, só conseguem através das propinas. Quem paga tem direito e recebem logo, e quem não paga não tem direito algum, ficam na fila esperando que saia os seus direitos por meses ou anos, porque acreditam na justiça que não funciona ou por não ter dinheiro para pagar os serviços dos corruptos.

Burocracia é um assalto ao cidadão de bem, é um crime que já se tornou legal… 

Desburocratizar é uma ideia nociva aos maus costumes dos corruptos.

video
  video


Por: Ernani Serra
Pensamento: O brasileiro é simples e confiante. A administração pública é que herdou do passado e entronizou em seus regulamentos e centralização, a desconfiança e a complicação. A presunção da desonestidade, além de absurda e injusta, atrasa e encarece a atividade privada e governamental.
Hélio Beltrão