Leitores Online

22 de dez de 2013

Enchentes no Brasil


Os responsáveis pelas enchentes no Brasil são: o clima, o povo e os políticos.

Clima
O Polo Sul através do aquecimento global está descongelando de maneira menos agressivo do que o Polo Norte, onde existe uma incidência maior do sol sobre aquela região. Com essa evaporação do Polo Sul as regiões mais próximas ficam cada dia mais frias com invernos mais rigorosos e encontram regiões desmatadas que favorecem aos furacões por serem áreas sem florestas e também as nevascas.

Essas regiões frias aumentam o nível de precipitação pluvial (chuvas) que provocam as enchentes e catástrofes climáticas.

Povo
O povo brasileiro também é responsável por essas enchentes urbanas que está destruindo tudo, as pessoas não se preocupam com nada, e jogam lixos em todos os lugares, principalmente em rios, valetas, riachos etc. que quando chegam às chuvas que a cada dia estão mais fortes e encontram os rios rasos, poluídos, e os esgotos entupidos... Então, as águas tendem a subir e invadir as ruas e casas causando, mortes e danos materiais irreversíveis aos seus moradores.

Os povos acham de morarem nas margens dos rios poluindo ainda mais e estreitando as margens.

Políticos
São responsáveis pelas enchentes por transformarem os rios em canais através de aterros em suas margens, esses rios além de poluídos, ficam rasos e estreitos, e quando chegam às chuvas fortes tendem a subir além do nível e invadem as tubulações pluviais que fazem lançamentos nas margens dos rios e com o recuo das águas pluviais, invadem as ruas; com rios rasos, poluídos e estreitos, as águas fluviais tendem a se estenderem a procura de suas antigas margens que foram aterradas e o leito obstruído. Temos também, o caso das galerias pluviais que são estreitas e entopem com facilidade ajudando a elevar o nível das águas, mesmo que não tivessem entupidas essas águas não encontrariam meios de evasão por estarem os rios acima dos níveis normais.

O problema das enchentes são os rios que devem ser aprofundados, alargados e despoluídos e fornecer meios de evacuação das águas.

Rios poluídos e enchentes dão verbas federais aos políticos e votos através de promessas. É por isso, que os políticos não querem acabar com as enchentes.



Por: Ernani Serra
Pensamento: O Brasil progride à noite, enquanto os políticos estão dormindo.
Elias Murad