Leitores Online

25 de mai de 2014

Supermercados e Bancos Fiscalizados


Vários supermercados e alguns bancos foram interditados e multados na cidade de Recife. A medida é resultado de uma ação conjunta realizada pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Recife, do PROCON, do Ministério Público de Pernambuco, da Delegacia do Consumidor e do Ipem. Fonte: Site da Prefeitura da Cidade do Recife.

Comentário
Essas fiscalizações são por conta dos eventos da Copa do Mundo e das Olimpíadas, mas mesmo assim, só o fazem após haver denúncias, quando na verdade é uma obrigação dos funcionários da Prefeitura e do Estado; estarem fazendo essas incursões nesses estabelecimentos comerciais e financeiros diariamente, porque eles são funcionários públicos e ganham para defender a sociedade das irregularidades fraudulentas e descumprimento das leis no mercado. 

Muito antes desses eventos quando alguém denunciava as irregularidades dos comerciantes, os órgãos responsáveis pela fiscalização alegavam não ter fiscais suficientes para fiscalizar um comércio tão grande, agora as portas desses eventos já apareceram fiscais suficientes para fiscalizar, mas mesmo assim, já pararam de fiscalizar os poderosos do setor privado, foi só um movimento de marketing, ninguém está vendo na mídia mais investigação, quando eles mesmos sabem que os supermercados e os bancos em geral estão incorrendo em transgressões penais diariamente contra o consumidor e ficam de braços cruzados. 

Querem mesmo fiscalizar o comércio?  Então vão trabalhar honestamente e não fique a espera de denúncias, vocês sabem que quase todos os comerciantes estão irregulares na praça.

Vocês sabem que a rede bancária não cumpre com a lei que determina que o cliente só deva esperar na fila normal apenas quinze minutos e trinta minutos nos dias de pico (muita gente). Os bancos ficam alegando que não sabe como melhorar o atendimento, é muito simples, é só aumentar os caixas dos idosos e dos clientes comuns; ao contrário, está acontecendo com a rede de supermercados que existem muitos caixas, mas a maioria fica fechada sem atendimento ao público.

Os fiscais puniram uns três bancos a respeito de tempos nas filas, mas é do conhecimento de todos que todos os bancos incorrem no mesmo erro. Quanto aos supermercados que foram multados por estarem com produtos deteriorados, fora de validades, sem higiene nos estabelecimentos, etc. Ninguém sabe se esses mercados pagaram os altos valores estabelecidos pelas multas, porque são mercados em sua maioria multinacionais e os poderosos são isentos de multas nesse país da impunidade, a própria justiça os defendem e tornam essas multas nulas.

Os fiscais são pagos por órgãos governamentais para trabalharem diariamente como todos os trabalhadores o fazem nesse país do Carnaval, do Futebol, das drogas, do turismo infantil e juvenil sexual, das multinacionais…



Por: Ernani Serra
Pensamento: Se Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar. Porque amamos as coisas e usamos as pessoas!
Bob Marley