Leitores Online

27 de jun de 2016

Quem é o Responsável ?


O responsável pela morte do gorila e da queda do menino no fosso é da responsabilidade do zoológico que não construiu uma grade alta de proteção aos visitantes. Este já é o segundo caso, o primeiro o menino foi resgatado por homens que invadiram o fosso e não deixou o animal se aproximar da criança. Este último caso, não havia necessidade de abater o animal, ele não parecia está feroz se o tivesse já tinha morto à criança numa só patada, ele estava brincando com a criança, tanto é que, a criança saiu sã e salva sem nenhum arranhão. Os guardas do zoológico foram omissos por demorar a socorrer a criança e não trouxeram as armas de tranquilizantes ou será que esse zoológico não tem essas armas? Mas infelizmente, trouxeram armas de fogo e aniquilaram o infeliz gorila. É mais fácil matar do que prevenir.

Em agosto de 1977 houve um caso semelhante no zoológico de Brasília, um adolescente de 13 anos caiu no fosso das ariranhas que foi salvo pelo sargento que estava com sua família no zoológico e quando viu a situação não pensou duas vezes e pulou dentro do fosso, conseguiu salvar o jovem, mas não se salvou. 

Irresponsabilidade do zoológico que não tem grades altas suficientes para garantir a segurança dos visitantes. É preciso uma inspeção em todos os zoológicos para verem o grau de segurança para os visitantes. Se houvessem prevenções de segurança não teria havido esses casos fatais tanto para o homem quanto para o animal. Os zoológicos foram criados para o laser das crianças os adultos apenas os acompanham no passeio, portanto mais segurança.

O triste fim de Juma que era a mascote do Exército Brasileiro e foi abatida por falta de pessoal capaz de conter a onça, se esses soldados não são capazes de controlar não deveria expor ao público esses animais. A Juma estava estressada por estar sob pressão de bastões de enforcamento, isso deixa o animal feroz. Esses animais precisam de amor, carinho e muito espaço no seu habitat. Querem criar esses animais acuados como animais ferozes que se transformam na mão do homem insensível e se tornam em determinado momento ferozes.

O Exército deveria se espelhar nos tigres da Tailândia criados pelos monges com muito amor, liberdade e segurança, mas infelizmente o governo tailandês está perseguindo os monges e confiscando esses animais dóceis e bem tratados pelos monges (por suspeitas e não por evidências) para introduzirem em cativeiro estatal (zoológicos ou leva-los para um Santuário da Vida Selvagem do Governo para ficarem expostos aos caçadores e exterminadores de tigres) perdendo esses animais a sua liberdade e a vida. Se os monges estavam fazendo algo ruim contra os animais em quem acreditar mais nesse mundo! Como se pode acusar de abusos a animais tão bem tratados parece até que o ser humano tem inveja do bem estar dos animais e vão colocar em local impróprio sem carinho, nem amor e sem ter o tratamento que vinha tendo pelos monges. O homem é mal por natureza e ainda acham que os animais silvestres são perigosos, perigosos mesmo é o homem que vem destruindo toda natureza e matam pelo prazer de matar, enquanto os animais matam para se defender, sobreviver e não por prazer. Por que as organizações que defendem os animais não fazem um protesto mundial para que os animais (tigres) continuem com os monges. Alguém está interessado no cativeiro (zoológico ou Santuário) desses animais. Os monges estavam pretendendo criar fundos para comprar uma área suficiente grande para criar esses tigres de Bengala com mais conforto em local apropriado. O governo tailandês foi mal em sua decisão e deveria devolver os tigres que confiscou, quem sabe se não foi por inveja dos turistas estarem visitando mais o Templo dos Tigres e dando dinheiro aos monges e não no zoológico do governo tailandês.









Por: Ernani Serra
Pensamento: A inveja é o pior sentimento que o homem esconde dentro de si.
Ernani Serra