Leitores Online

9 de jul de 2016

Racismo de Classe


A sociedade negra principalmente dos Estados Unidos está sofrendo as injúrias do passado onde as famílias brancas menosprezavam as pessoas de cor. Antigamente nos Estados Unidos os negros eram segregados como cidadãos de 3ª classe, até os ônibus eram reservados só para negros, os negros não podiam se relacionar com os brancos. 

Esse racismo é resquícios do passado principalmente da educação cultural das famílias que passavam esse ódio discriminatório para os seus filhos. 

Hoje os brancos norte-americanos conservam esse racismo no DNA e não toleram a aproximação com os negros a não ser com violência.

O racismo de hoje é de classe, os policiais brancos quando abordam uma viatura ou um negro, já é com ódio e violência, principalmente quando essa pessoa de cor é de origem humilde. 

O que os policiais precisam é de uma formação de boas maneiras e educação para aprender a tratar melhor todas as pessoas e serem amigos da comunidade e não a comunidade ver esses policiais como bandidos da sociedade negra ou branca. É preciso mudar o comportamento e abordagem desses policiais dentro da comunidade. Os policiais ao abordar uma pessoa principalmente um negro já vai puxando do coldre a arma letal ou aplicando um golpe de gravata na pessoa que nem teve tempo de se justificar e muito menos reagiu à abordagem. 

Os policiais nos Estados Unidos estão matando negros indefesos e já algemados. Os policiais precisam aprender que pessoas de cor são iguais a eles que têm famílias e sofrem o impacto da perda do ente querido. 

Os policiais precisam se humanizar e se sociabilizar com as pessoas dentro da comunidade para que essas pessoas vejam o militar como um amigo e defensor da sociedade.

O problema não é de cor e sim de classe social, ninguém menospreza o presidente Barack Obama, Pelé e muitas outras personalidades de cor negra, Pelé era chamado nos Estados Unidos de colorido (colored) talvez para não chamarem de negro.

Nas cidades de maioria negra nos Estados Unidos o efetivo policial deveria ser em sua maioria de policiais negros. 

Nas salas de aulas da comunidade negra deveria haver uma disciplina antirracista para quebrar essa animosidade entre civis contra militares e vice-versa. É preciso mudar a cultura e mentalidade das pessoas de cor e dos policiais.     Os policiais precisam desarmar seu espírito belicoso em qualquer abordagem e não ver à criatura como inimiga e nem atirar nas pessoas algemadas só pelo prazer de matar.

Os policiais norte-americanos deveriam ser bem preparados em artes marciais como fez alguns anos atrás o governo do Canadá que mandou um grupo de homens se especializarem em artes marciais no Japão para depois se tornarem instrutores nas academias militares canadenses. Se os policiais fossem bem instruídos nessas artes marciais pouco usaria as armas letais, pois estavam aptos para se defenderem e imobilizar o agressor sem que fosse necessário matar.  




Por: Ernani Serra
Pensamento: Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.
Albert Einstein